quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Anos de história jogados aos ratos

É assim que se encontra o famoso bairro da Penha, berço da linda Igreja que há séculos atrai visitantes e fervorosos fiéis. É uma pena notar que a cada ano o bairro fica mais abandonado, a festa da santa esvaziou-se de uma tal maneira que nem os guias de turismo incluem o tradicional festejo em suas atividades. Para se ter uma melhor noção, a festa da Penha em sua época áurea reunia pessoas de todo o mundo, um mês de festa, com intermináveis barracas, rodas de samba e lançamentos de gravações. Inclusive, na festa foi lançado o Primeiro Samba gravado no país: Pelo Telephone, de Donga. Em 1917. O bairro que outrora era motivo de orgulho para a cidade hoje se encontra em um estado lastimável. Não critico somente as autoridades que nada fazem por lá ou o máximo que fazem é colocar faixas de "auto-agradecimento" em nome da não-instruída , mas critico também ao povo que não se mexe para fazer algo ou apenas ficalizar o que deveria ser feito e não é. Isso sem contar nos vândalos que destroem tudo que é público. Tolos, afinal, não têm civilidade mínima para saber que o público sai do biscoito que compra, do sorvete e assim vai. Especialmente nesta última década, a Penha somente aparece nos noticiários com notícias de mortes, tiroteios, assaltos, etc. As páginas policiais já se acostumaram até em chamar de Penha o que não é. Como no caso do ônibus queimado do 350 (passeio - irajá) que foi queimado em Brás de Pina, mas noticiou-se Penha. Até o caso do ex-goleiro vascaíno Sílvio Luiz que se acidentou na Av. Martin Lutherking Jr próximo ao Nova América Outlet Shopping eu cheguei a ler que o acidente deu-se nos territórios da perseguida Penha. O caso Tim Lopes, Elias Maluco por conseguinte. Tudo isso desgastou demais o nome e a imagem do bairro leopoldinense.
Nos tiraram um dos maiores símbolos, praticamente o berço do bairro: Curtume Carioca.
Depois de anos na "inutilização", incêndios e clandestinidade de produtos químicos, demoliram e abriram um grande vazio no coração do bairro. Um espaço que poderia ser usado para a educação do povo que necessita, ou então um grande, gigantesco lugar para lazer. Infelizmente, segundo minhas fontes, não será nem uma, nem outra. Apenas deixo a pergunta aqui: como conseguiram fazer isso se o solo está contaminado? Será que tem algo de errado aí?
Vou deixar aqui algumas fotos que tirei, mais pra frente prometo registrar mais algumas coisas interessantes.

Será?
A população também tem sua parcela de culpa: LUGAR DE LIXO É NO LIXO!
Outra coisa que me irrita: Qual a finalidade de queimar tudo?


Fogo é a pior solução


E agora? Vandalismo ou Descaso das autoridades?
OS DOIS! Pois essa placa está assim já faz um bom tempo!
E na minha opinião, pichador deve ser preso! e obrigado a pagar a tinta e consertar tudo que fez!
Este post não fica por aqui, apenas por um momento, logo, terá continuação!
Grande abraço!

7 comentários:

Lucas Alvares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Alvares disse...

O abandono da Penha é o mesmo que encontramos quando saímos de Laranjeiras e chegamos ao Catumbi ou saímos da Lagoa pra chegar ao Rio Comprido. Como não é novidade pra ninguém, o poder público só se preocupa com os bairros que aparecem nas novelas da televisão. Na hora de retratar a Penha, uma cidade cenográfica para o faz-de-conta. Parabéns pela crítica.

Unknown disse...

Pela primeira vez, lí algo condizente sobre a situação da Penha. O Cortume é apenas uma ilustração do descaso das autoriadades. E é fato, o bairro se tornou sinônimo de violência e abondono. Para melhorar, seria interessante a implementação de algum projeto para o Cortume, talvez alguma praça, área lazer ou mesmo um centro comercial. Enfim, qualquer coisa, já melhoraria significativamente a imagem e a qualidade de vida do bairro.

Carlos disse...

é, meu camarada... também ficava revoltado... às vezes acho que desisti.

Tiago Bandeira disse...

Eu não removi nenhum comentário!
nem consigo ler o mesmo.
quem postou, favor redigitar o comentário!
Grato

Natalia Magno disse...

Muito boa a crítica.
Descaso das autoridades há em todo o Brasil de modo geral, isso é evidente.
Mas a falta de consciência dos brasileiros é notável, esse negócio de jogar no lixo no chão é típico! Aqui em São Paulo, a quantidade de lixo nas ruas é inacreditável. O povo joga lixo nas ruas e depois reclama que inunda, eu não entendo!

Luisa disse...

Realmente, não é só aqui na Penha não, percebemos mais aqui, pq é aqui q moramos e estamos sempre, mas muitos bairros se encontram igualmente a Penha ou em situação mais lastimável.