sábado, 12 de setembro de 2009

O Rio é lindo, sim!

Cheguei em casa agora pouco do curso de Jornalismo Esportivo da FACHA, e no caminho voltando de Botafogo, embarquei naqueles ônibus panorâmicos da empresa BREDA-RIO, o 484-B. Enquanto estava passando pelo aterro do flamengo vendo aquela paisagem linda, dígna dos melhores postcards do mundo bem alí na minha frente. O sol refletindo nas águas da baía de guanabara, as crianças brincando no parque do flamengo, tenistas, boleiros, basqueteiros, tudo se misturava num tapete de gente feliz, até mesmo cachorros felizes rolando pelos gramados.
Vendo tudo isso, quase me esqueci dos problemas da cidade, quase me esqueci que no meio daquelas pessoas alí existem assaltantes, pedintes que nem sempre pedem antes de pegar algum bem dos outros, e tantas outras espécies de malfeitores que habitam a cidade.
Fiquei pensando: será que nós somos tão duros e críticos com o Rio que acabamos não percebendo toda a beleza, charme e graciosidade que nos cerca e só os turistas conseguem observar? Tudo bem que a correria do dia dia, o stress, os engarrafamentos, tudo nos leva a loucura e nos faz soltar um grande e sonoro palavrão quando chegamos em casa no fim do dia, e lá se foi mais um dia sem que percebamos o nosso Rio, a nossa cidade maravilhosa tão cantada em verso e prosa no mundo e até no universo, já que tocou música nossa na Lua.
Me emocionei passando pelo aterro do flamengo, parque do flamengo, elevado da perimetral, praça XV, pier mauá e voltei à dura realidade quando desci na Avenida Brasil.
Será que somos críticos demais? Eu até acho que somos e isso é bom ao meu ver, pois se ninguém se mexer nada acontecerá, porém, eu ainda acho que toda essa crítica cria uma barreira e não conseguimos ver a nossa cidade no seu sentido mais belo e aprazível.

Vocês acham que olhando a cidade com um pouco mais de tempo e carinho, tirando as coisas ruins, vai nos dar fôlego e vontade de trabalhar mais para melhorá-la?

2 comentários:

**TaTi** disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
**TaTi** disse...

UAU!! show o post!
e tem gente que pensa em sair dessa cidade maravilhosa! como viver longe disso tudo??
mas vc tinha q se emocionar logo quando passou no flamengo????